8 de mai. de 2010

Aleluia Pascal

Podemos considerar duas fases da nossa existência: a primeira, que acontece agora em meio às tentações e dificuldades da vida presente; e a segunda, que virá depois na segurança e alegria eterna. Por isso, foram instituídas para nós duas celebrações: a do tempo antes da Páscoa e a do tempo depois da Páscoa.

O tempo antes da Páscoa representa as tribulações que passamos nesta vida. O que celebramos agora, depois da Páscoa, significa a felicidade que alcançamos na vida futura. Portanto, antes da Páscoa celebramos o que estamos vivendo; depois da Páscoa celebramos o que ainda não possuímos. Eis porque passamos o primeiro tempo em jejuns e orações; no segundo, porém, que estamos celebrando, deixamos os jejuns, nos dedicamos ao louvor de Deus.

É este o significado do Aleluia que cantamos. Agora, pois, irmãos, vos exortamos a louvar a Deus A ressurreição e glorificação do Senhor nos revelam a vida que um dia nos será dada. É isto o que todos nós exprimimos mutuamente quando cantamos: Aleluia. Louvai o Senhor com todas as vossas forças, não só com a língua e a voz, mas também com a vossa consciência, vossa vida, vossas ações.

-- adaptado Dos Comentários sobre os salmos, de Santo Agostinho, bispo (século V).

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...