7 de mai. de 2010

Batismo e o Corpo de Cristo

Pelo Espírito Santo, Jesus nasceu da Virgem Maria; pelo mesmo Espírito, nós também renascemos na fonte batismal como filhos de Deus e membros do corpo de Cristo. E assim como ele nasceu livre de todo pecado, também nós renascemos pela remissão de nossos pecados.

Assim como na cruz ele tomou sobre seu corpo de carne os pecados de todos nós (que formamos seu corpo espiritual), do mesmo modo, pela graça da regeneração, concedeu ao seu corpo espiritual que não lhe fosse atribuído nenhum pecado, como está escrito: Feliz o homem a quem o Senhor não acusa de pecado (Sl 31,2). Este homem feliz é, sem a menor dúvida, Cristo: enquanto cabeça do Cristo místico é Deus e perdoa os pecados; enquanto cabeça do corpo, é o filho do homem, nada tendo que se lhe perdoar.

Ele é justo em si mesmo e justifica-se a si mesmo. Ele próprio é Redentor e redimido. Tomou sobre seu corpo, na cruz, os pecados daquele corpo que ele purifica por meio da água do batismo, e continua salvando pela cruz e pela água. Ele é o Cordeiro de Deus que tira, que carrega o pecado do mundo (Jo 1,29). Ele é Deus que, oferecendo-se a si mesmo, reconciliou-se consigo próprio, com o Pai e com o Espírito Santo.

-- adaptado Dos Sermões do Bem-aventurado Isaac, abade do mosteiro de Stella (século XII)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...