25 de mai. de 2010

Homem simples e reto

Há quem seja simples demais, a ponto de não saber o que é correto. Daí a exortação de São Paulo aos discípulos: Quero que sejais sábios no bem, simples no mal. E ainda, Não vos façais crianças pelo entendimento, mas sede pequeninos na malícia.

Daí o Espírito Santo manifestar-se pela figura da pomba e, também, pela do fogo. Pela figura da pomba mostrou a simplicidade; pela figura do fogo, o zelo. Manifesta-se pela pomba e pelo fogo, porque aqueles que dele estão cheios, guardam com a mansidão da simplicidade e , assim, não impedem que se acenda o zelo da retidão contra as culpas dos delinquentes.  Simples e reto, temendo a Deus e afastando-se do mal. Quem deseja chegar à patria eterna, mantém-se, sem dúvida alguma, simples e reto: simples na obras e reto na fé.

Existem ainda alguns que não são simples no bem que praticam, buscando não uma retribuição interior, mas o apluso exterior. Deles, bem falou certo sábio: Ai do pecador que entra no país por dois caminhos. Entra por dois caminhos o pecador quando a obra que pratica é de Deus; a sua intenção, porém, é mundana.

-- dos Livros "Moralia" sobre Jó, de São Gregório Magno, papa (século VI)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...