11 de mai. de 2010

Renovação pelo Batismo

Os homens são concebidos duas vezes: uma corporalmente, a outra pelo Divino Espírito Santo. Acerca de um e outro nascimento, escreveram muito bem os autores sagrados. João diz: A todos que o receberam, deu-lhes a capacidade de se tornarem filhos de Deus, isto é, aos que acreditam no seu nome, pois estes não nasceram da vontade da carne nem da vontade do homem, mas de Deus mesmo (Jo 1,12-13).

Todos os que acreditaram em Cristo, afirma ele, receberam a capacidade de se tornarem filhos de Deus, quer dizer, do Espírito Santo, e participantes da natureza divina. E para ficar bem claro que o Deus que gera é o Espírito Santo, acrescenta estas palavras de Cristo: Em verdade, em verdade, te digo, se alguém não nasce da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus (Jo 3,5).

Como um vaso de barro, o homem precisa primeiro ser purificado pela água; em seguida, fortalecido e aperfeiçoado pelo fogo espiritual. Deus, com efeito, é um fogo devorador. Precisamos do Espírito Santo para nossa perfeição e renovação. Pois o fogo espiritual sabe também regar, e a água batismal é também capaz de queimar como o fogo.

-- Do Tratado sobre a Trindade, de Didimo de Alexandria (século IV)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...