18 de abr. de 2011

Explicação Catequética do Credo - artigo VI: Creio em Jesus Cristo, que subiu aos céus e está sentado a direita de Deus Pai Todo-Poderoso

* Artigo V: Desceu à mansão dos mortos e ressuscitou no terceiro dia.


Jesus Cristo Triunfante conduz aos céus os
patriarcas e santos homens e mulheres que
lhe precederam, em frente da Vurgem Maria,
apóstolos e outras testemunhas.

26. Jesus permaneceu na Terra após sua Ressurreição dos mortos por quarenta dias, por duas razões: Primeiro, para convencer totalmente seus discípulos de sua Ressurreição; e, em segundo lugar, ensinar para eles o que deveriam fazer em suas vidas. Eles estavam tão perturbados pelo inesperado evento de sua morte, tão consumidos pela dor, que era muito dificil para eles acreditar na ressurreição. Não era suficiente Jesus aparecer para eles uma ou duas vezes, era preciso mais tempo e uma multiplicação de provas para afirmar que Ele havia retornado à vida, para tanto muitas aparições foram necessárias. Nosso Senhor, tão cheio de condescendência e amor, para fazê-los crer plenamente, teve que adaptar-se à uma natureza humana, adiar por quarenta dias sua entrada triunfante nos céus. Neste período Ele instruiu Seus discípulos, em frequentes discursos, no que deveriam acreditar, o que deveriam ensinar a todas as nações e, após convencê-los sobre sua doutrina, como deveriam orar e agir para estarem preparados e alcançar o reino dos céus no tempo adequado, para segui-Lo, pois Ele estava indo adiante deles.

27. Tendo alcançado estes dois objetivos, retirado todas as dúvidas que afligiam os discípulos quanto a sua morte e ressurreição, o verdadeiro Filho de Deus e Salvador da Humanidade, tendo ensinado sobre todos temas acerca do reino de Deus, ou seja, como deveriam fundar a Igreja, a doutrina a ensinar, os sacramentos e todos pontos da disciplina cristã, que os apóstolos deveriam expandir para todo mundo, então, Jesus Cristo, não tendo mais razões para permanecer na terra, dirigiu-se ao Monte das Oliveiras, acompanhado pela Virgem Maria, sua mãe, os Apóstolos e muitos outros, e, à vista de todos, ascendeu aos mais altos céus, levando consigo os patriarcas e almas libertadas do Limbo. Então os portões do céu abriram-se, todos anjos vieram encontrar o Senhor em seu triunfo e preparar para Ele um trono ao lado direito de Deus Pai. Jesus retornou ao lugar de onde saiu para assumir um corpo humano no santo seio da Virgem Maria. Neste trono está sentado, advogando pelos pecadores, pedindo por eles ao Seu Pai, desarmando sua ira, enviando-nos auxilio, ajudando aqueles que podem livrar-se do perigo da danação eterna. Este é o significado do artigo do Creio, atribuído a São Tiago Menor: "Eu creio em Jesus Cristo, que subiu aos céus e está sentado a direita de Deus Pai Todo-Poderoso."

-- Explanação Catequética do Credo para os Habitantes das Ilhas Molucas, por São Francisco Xavier (século XVI)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...