5 de abr. de 2011

O amor de Deus nos impulsiona

Considerai o que diz o apóstolo Paulo, isto é, que Deus colocou na Igreja apóstolos, profetas e doutores, e chegareis à conclusão de que foi Ele mesmo que vos colocou no vosso cargo.Disto vos dá testemunho o mesmo santo ao declarar que são diversos os ministérios e diversas as actividades, e que é o mesmo Espírito que Se manifesta em cada um destes dons para utilidade comum, quer dizer, para utilidade da Igreja.

São João Batista de la Salle tinha o dom de
bem educar crianças, foi o fundador da
ordem dos lassalistas. É considerado
padroeiro dos professores.
Não ponhais em dúvida, por conseguinte, que a graça que vos foi dada - ensinar crianças, anunciar-lhes o Evangelho e educá-las no espírito da religião - é um grande dom de Deus, porque foi Ele que vos chamou para este santo ministério.

Portanto, no vosso modo de ensinar, comportai-vos de tal maneira que as crianças entregues aos vossos cuidados vejam que exercitais a vossa actividade como ministros de Deus, com caridade sincera e fraterna diligência. Além disso, deveis pensar que no cumprimento do vosso dever sois não só ministros de Deus, mas também de Jesus Cristo e da Igreja.

Assim o afirma São Paulo, quando exorta que todos devem considerar como ministros de Cristo os que anunciam o Evangelho, os que escrevem aquela carta, ditada pelo mesmo Cristo, não com tinta mas com o Espírito de Deus vivo, não em tábuas de pedra mas nas tábuas de carne do coração, que são os corações das crianças. É o amor de Deus que vos impele, porque Jesus Cristo morreu por todos, a fim de que os que vivem não vivam já para si mesmos, mas para Aquele que por eles morreu e ressuscitou. Deste modo, os vossos discípulos, estimulados pela vossa diligência e solicitude, hão-de sentir que é Deus que os exorta por meio de vós, porque actuais como embaixadores de Cristo.

É necessário, além disso, que mostreis um grande amor à Igreja e lhe deis provas da vossa diligência. De facto, vós trabalhais pela Igreja, que é o Corpo de Cristo. Demonstrai então, com a vossa diligência, que amais aqueles que Deus vos entregou, como Cristo amou a Igreja.

Esforçai-vos por que os vossos alunos cheguem efectivamente a fazer parte deste templo e se tornem dignos de se apresentarem um dia no tribunal de Jesus Cristo, gloriosos, sem mancha nem ruga nem coisa semelhante, a fim de que se manifestem às gerações futuras as abundantes riquezas da graça que Deus lhes concedeu por meio de vós. De facto, é o Senhor que lhes dá a eles a graça de aprender e a vós a de os ensinar e educar, para que recebam a herança no reino de Deus e de Jesus Cristo Nosso Senhor.

-- Das Meditações de São João Batista de la Salle (Séc. XVIII)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...