17 de set. de 2011

Conselhos espirituais de São João de Deus

Cada um nós caminha na estrada preparada por Deus. Alguns são chamados a serem monges, outros cléricos, outros eremitas. Outros, ainda, são chamados ao matrimônio. Deus chamou-nos, podemos salvar nossas almas, se assim o desejarmos. 

A Deus devemos três coisas: amor, serviço e reverência. Devemos amá-lo como nosso Pai celestial acima de todas as coisas do mundo. Devemos servi-lo como nosso mestre, não pelo prêmio que nos promete, mas pela sua bondade. Devemos reverenciá-lo como nosso criador, nunca pronunciando seu santo nome, exceto para agradecê-lo e bendizê-lo. 

Cara duquesa, quando te sentires deprimida, reflete sobre a paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e seus preciosos sofrimentos e, então, experimentarás grande consolação. Contemple a vida de Cristo. O que foi ela senão uma longa sequencia de afazeres e sofrimentos para nos dar o exemplo? Durante o dia, Ele pregava às multidões. Durante as noites, Ele rezava. Por que então, poderíamos nós, pobre pecadores que somos, procurar confortos e riquezas?

Se somos mestres de todo mundo, não podemos estar em melhores condições. Se nós tivéssemos mais riquezas, não poderíamos estar mais contentes. Realmente feliz é quem, apesar de tudo, coloca seu coração em Jesus Cristo. Ele nos deu tudo, assim como desejas fazê-lo. Confesse que amas a Jesus Cristo mais que qualquer coisa no mundo. E nele e por ele, teus próximos. Então vais salvar tua alma. 

-- De uma carta de São João de Deus à uma amiga, duquesa. (século XV). Tradução particular. 

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...