6 de out. de 2011

Os dez mandamentos - perguntas e respostas

Catecismo de São Pio X é um pequeno e simples catecismo, escrito pelo Papa São Pio X em 1905, com o objetivo de popularizar o ensino do catecismo na Igreja Católica e tornar os católicos mais informados e conhecedores da sua fé e doutrina. Este catecismo tinha também a função de resumir o Catecismo Romano, que foi um produto importante do Concílio de Trento.

Este catecismo adota o clássico "método dialógico de perguntas e respostas" para expor o essencial da doutrina católica, fornecendo por isso um conhecimento teológico básico para todos. Este método, aliado à sua "linguagem clara e concisa", tornou-se por isso muito mais adequado à formação dos jovens e adultos católicos do que o Catecismo Romano da época.

Em Abril de 2003, o então Cardeal Ratzinger, hoje Papa Bento XVI, declarou em uma entrevista quando perguntado sobre a atualidade do Catecismo de São Pio X: A fé como tal é sempre idêntica. Portanto, o Catecismo de São Pio X conserva sempre o seu valor. O que pode mudar é a maneira de transmitir os conteúdos da fé. E, assim, podemos nos perguntar se o Catecismo de São Pio X pode ainda ser considerado válido hoje. Creio que o Compêndio que estamos preparando possa responder da melhor maneira às exigências de hoje. Mas isso não impede que possa haver pessoas ou grupos de pessoas que se sintam mais à vontade com o Catecismo de São Pio X. É preciso não esquecer que aquele Catecismo derivava de um texto preparado pelo próprio Papa quando fora bispo de Mântua. O texto era fruto da experiência catequética pessoal de Giuseppe Sarto, e tinha como características a simplicidade de exposição e a profundidade de conteúdos. Também por isso, o Catecismo de São Pio X poderá continuar a ter no futuro alguns amigos. Mas isso certamente não torna supérfluo o nosso trabalho...

Aqui publiquei, em diferentes posts, os capítulos referentes ao Dez Mandamentos. Este post serve como referência para eles. Basta clicar no título de cada um deles para ir diretamente ao respectivo text:

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...