19 de nov. de 2011

Santa Cecilia


O Martírio de Santa Cecília, de Stefano maderno, representa
como foi encontrado corpo da Santa quando abriram seu
sepulcro em 1599, mais de 1000 anos após seu martírio.
Vede o que Deus fez por Santa Cecília. Nascida em Roma de pais muito ricos, ela era muito instruída na religião cristã, e seguindo a inspiração de Deus, ela Lhe consagrou sua virgindade. Seus pais, que não o sabiam, prometeram-na em casamento a Valeriano, filho de um senador da Cidade. Era, segundo o mundo, um partido bem considerado. Ela pediu a seus pais um tempo para pensar. Ela passou este tempo no jejum, na oração e nas lágrimas, para obter de Deus a graça de não perder a flor daquela virtude que ela estimava mais que sua vida. O bom Deus lhe respondeu que não temesse nada e que obedecesse a seus pais; pois, não somente não perderia esta virtude, mas ainda obteria mais... Consentiu, pois, no matrimônio.

No dia das núpcias, quando Valeriano se apresentou, ela lhe disse:
- Meu caro Valeriano, eu tenho um segredo a lhe comunicar.
Ele lhe respondeu: “Qual é este segredo? ”
- "Eu consagrei minha virgindade a Deus e jamais homem algum me tocará, pois eu tenho um anjo que vela por minha pureza; se você atentar contra isto, você será ferido de morte”.

Valeriano ficou muito surpreso com esta linguagem, porque sendo pagão, não compreendia nada de tudo isto. Ele respondeu: “Mostre-me este anjo que a guarda.” 

A Santa replicou: “Você não pode vê-lo porque você é pagão. Vá ter com o Papa Urbano, e peça-lhe o batismo, você em seguida verá o meu anjo”.

Imediatamente ele parte. Depois de ter sido batizado pelo Papa, ele volta a encontrar sua esposa. Entrando no seu quarto, vê o anjo velando com Santa Cecília. Ele o acha tão bonito, tão brilhante de glória, que fica encantado e tocado por sua formosura. Não somente permite à sua esposa permanecer consagrada a Deus, mas ele mesmo faz voto de virgindade ... Em breve eles tiveram a alegria de morrerem mártires. Estais vendo como o bom Deus toma cuidado duma pessoa que ama esta incomparável virtude e trabalha por conservá-la?

-- Do Sermão sobre a Pureza, de São João Maria Vianey

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...