12 de fev. de 2012

Os anjos


* Vou publicar nesta semana uma sequência de capítulos do livro Hierarquia Celeste, atribuído a Dionísio, o Areopagita, um dos discípulos diretos de São Paulo em Atenas, citado no Atos dos Evangelhos: "Assim saiu Paulo do meio deles. Todavia algumas pessoas, agregando-se a ele, abraçaram a fé; entre as quais foi Dionísio, o areopagita..." (At 17:33-34). No entanto, análises mais modernas do texto indicam que ele teria sido escrito não antes do século V. De qualquer modo, o conteúdo é considerado uma expressão autêntica da tradição católica. 

Teto do Batistério de São João, em Florença/Itália.
Cada círculo representa um nível da hieraquia celeste.
Quais e quantas são as ordens desses seres que vivem no Céu? Como é que cada  hierarquia recebe a sua consagração ou o seu aperfeiçoamento? Afirmo que apenas o Princípio Divino poderia responder exatamente a essas questões. Mas os seres angélicos não ignoram nem as qualidades que lhes são próprias, nem a hierarquia sagrada que os rege e que não pertence a este mundo. 

É impossível conhecermos os segredos das inteligências que vivem no céu, a menos que Deus nos revele por intermédio dessas mesmas inteligências, as quais não ignoram a sua própria natureza. Portanto, não faremos nada de nossa própria autoria e nos contentaremos em expor na medida dos nossos conhecimentos essas visões angélicas, tal como os santos teólogos as contemplam e tal como eles a nós revelaram.

Os seres angélicos dividem-se em três ordens e possuem nove nomes:

- A primeira ordem rodeia a Deus de modo permanente e está unida a Ele constantemente. Ela está em primeiro lugar e não possui qualquer mediação: são os Tronos santíssimos e os batalhões notáveis por seus números de olhos e de asas que recebem os nomes de Querubins e Serafins. Eles têm uma proximidade de Deus superior a todos os outros. Essa ordem de três batalhões formam uma só e constitui a primeira hierarquia de nível igual. 

- A segunda ordem compõe-se de  Virtudes,  Dominações e  Potestades constituindo a segunda hierarquia. 

- A terceira ordem constitui a última hierarquia celeste. É a ordem dos Anjos, Arcanjos e Principados.


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...