8 de fev. de 2012

São Peregrino - o patrono dos que sofrem com câncer

São Peregrino (Pellegrino) nasceu em  Forli/Itália em 1260 e morreu em 1o. de Maio de 1345, filho de uma família rica. A cidade onde foi criado era contrária a Igreja. São Peregrino vivia em festas, desfrutando os prazeres do mundo.

Certo dia, o Papa enviou uma missão para pregar na cidade lidera por São Felipe Benizi. Os missionários foram até a praça principal da cidade e começaram a catequisar o povo. Tudo corria relativamente bem e o povo estava escutando-os, até chegar São Pelegrino e seu bando. 

No auge da bagunça, ele subiu no púlpito e deu um tapa no rosto de São Felipe Benizi. Este levantou-se e ofereceu a outra face, já dizendo que lhe perdoava. São Peregrino, então, pecebeu o erro e pedu desculpas. Com remorsos, começou a abandonar a vida anterior e ir à Igreja para rezar. 

Em uma destas ocasiões teve uma visão da Virgem Maria que lhe recomendou ir a Sena. Uma vez lá, soube da Ordem dos Servos de Maria (os Servitas) e procurou o superior para pedir por sua admissão. O superior era justamente São Felipe Benizi. 

A partir deste momento iniciou uma vida de penitências por seus pecados anteriores. Em especial, decidiu-se por não mais sentar-se, exceto se fosse por obediência. Diz-se que ficou trinta anos sem sentar-se. Devido ao esforço constante, teve doenças nas pernas e, por fim, um câncer. Os médicos decidiram que era necessária amputar a perna. Nanoite anterior à operação, postou ajoelhado ao pé de uma cruz começou a orar. Após muitas horas caiu adormecido e teve uma visão de Jesus Cristo que lhe tocava  a perna. Ao amanhecer, a perna estava completamente curada. 

Sua vida fervorosa e qualidades de confessor ajudaram muitas pessoas a se converterem. Morreu doente em 1345. Durante seu funeral, um cego ao prestar-lhe homenagem retomou a visão. E uam mulher endemoniada, conhecida na região por brigar e bater em qualquer homem da cidade, foi levada até a Igreja. O demônio, frente ao caixão do santo, abandonou a mulher. 

Devido a cura do câncer na perna, São Peregrino é considerado o patrono daqueles que sofrem com câncer. Seu corpo permanece incorrupto na Catedral de Forli. Foi beatificado pelo Papa Paulo V em 15 de Abril de 1609 e canonizado pelo Papa Bento XIII em 27 de Dezembro de 1726. Sua festa é celebrada em 1o. de Maio. 


Oração de São Peregrino (Oração contra o Câncer) 

Glorioso São Pelegrino, que obedecendo à voz da graça, renunciastes, generosamente, às vaidades do mundo para dedicar-vos ao serviço de Deus, de Maria Santíssima e da salvação das almas. Fazei que nós também, desprezando os falsos prazeres da terra, imitemos o vosso espírito de penitência e mortificação. São Pelegrino afastai de nós a terrível enfermidade, preservai-nos a todos nós deste mal, com vossa valiosa proteção. São Pelegrino, livrai-nos do câncer do corpo e ajudai-nos a vencer o pecado, que é o câncer da alma. Amém.



Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...