5 de dez. de 2012

Por quem estamos esperando?

* Este texto foi escrito pelo Cardeal Timothy Dolan, Arcebispo de Nova Iorque, e publicado no jornal da arquidiocese. 

Cardeal Timothy Dolan
Um dos pontos altos daas reuniões de bispos é na manhã de contemplação. é bastante simples, mas nós, bispos, observamos que provavelmente é a parte mais efetiva das nossas sessões. Nos reunimos em adoração em frente ao Santíssimo Sacramento exposto no sacrário, antes da Sagrada Eucaristia. Ali nós rezamos juntos a Liturgia das Horas, ouvimos uma reflexão sobre a Palavra do Senhor feita por um de nossos irmãos e, então, ficamos sentados ou ajoelhados por uma hora em oração silenciosa até o momento de entoarmos o Benedictus. durante este tempo, 10 a 12 padres estão disponíveis para ouvir confissões.

Duas semanas atrás, enquanto centenas de bispos estavam em oração, eu silenciosamente me dirigi para a confissão. Ao passar por um dos funcionários do hotel, responsável pelo som e iluminação da sala, com quem eu já havia falado antes, ele sussurrou para mim: 

- Cardeal Dolan, o que todos estão esperando?
- Como assim, o que você quer dizer? - perguntei
- Bem, estão todos apenas sentados, quietos, esperando, ninguém está falando ou fazendo algo. Há algo errado?

Eu sorri e tentei explicar que, na verdade, estávamos fazendo algo importante - rezando - mas que estávamos rezando em silêncio, que toda "ação" ocorria dentro de nós, nas almas e corações, invísivel a todos exceto a Deus.

Pois o que Alex observou a respeito dos bispos em oração, também poderia dizer sobre as próximas quatro semanas de Advento, que inicia neste Domingo (NT - iniciou no domingo dia 2/Dezembro). Advento, é claro, é nosso "fique pronto" para o Natal. Tentamos espremer em quatro semanas toda esperança, preparação, ansiedade, espera do povo de Israel, nossos irmãos mais velhos na fé, pelo Messias que está a chegar.

Assim como nós bispos em frente ao Santíssimo Sacramento, neste tempo de Advento esperamos por Jesus:
- esperamos pela Sua graça e misericórdia, que certamente virão;
- esperamos pela Sua resposta para nossas orações, certos que Ele dará, mas incertos de quando, onde, como...;
- esperamos por razões para explicar o sofrimento, angústia e preocupações;
- esperamos pelo chamado à nos juntarmos a Ele por toda eternidade;

E, por fim, esquecemos que Senhor espera por nós!
- Jesus espera que estejamos abertos à Sua graça e misericórdia;
- Jesus espera que admitamos, de fato, precisar do Salvador;
- Jesus espera que admitimaos ser Ele a resposta para nossas dúvidas e inquietações;
- Jesus espera nosso retorno a Ele, pois Ele tem um lugar preparado para nós.

Meu amigo Alex não conseguiu entender completamente. Ele observou os bispos muito ativos durante toda semana, em reuniões, projetos e discussões. E, então, nos viu em completo silêncio, nenhuma mão levantada para uma pergunta, nenhum microfone, nenhum relatório. Algo deveria estar errado, por isso ele perguntou "o que todos estão esperando?".

Realmente Alex, nós estamos esperando, e Ele virá! A espera já a chegada. E dentro de nós, encravado na alma, onde ninguém exceto o Senhor pode detectar, está novamente a manjedoura vazia onde o Filho de Deus espera renascer. Este é o milagre do Natal!

Vem, Senhor Jesus!

Tenham todos um abençoado Advento.



Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...