27 de jul. de 2013

A Cruz de Cristo

Queridos jovens,

Viemos hoje acompanhar Jesus no seu caminho de dor e de amor, o caminho da Cruz, que é um dos momentos fortes da Jornada Mundial da Juventude. No final do Ano Santo da Redenção, o Bem-aventurado João Paulo II quis confiar a Cruz a vocês, jovens, dizendo-lhes: "Levai-a pelo mundo, como sinal do amor de Jesus pela humanidade e anunciai a todos que só em Cristo morto e ressuscitado há salvação e redenção" (Palavras aos jovens [22 de abril de 1984]). A partir de então a Cruz percorreu todos os continentes e atravessou os mais variados mundos da existência humana, ficando quase que impregnada com as situações de vida de tantos jovens que a viram e carregaram. Queridos irmãos, ninguém pode tocar a Cruz de Jesus sem deixar algo de si mesmo nela e sem trazer algo da Cruz de Jesus para sua própria vida. Nesta tarde, acompanhando o Senhor, queria que ressoassem três perguntas nos seus corações: O que vocês terão deixado na Cruz, queridos jovens brasileiros, nestes dois anos em que ela atravessou seu imenso País? E o que terá deixado a Cruz de Jesus em cada um de vocês? E, finalmente, o que esta Cruz ensina para a nossa vida?

1. Uma tradição antiga da Igreja conta que o apóstolo Pedro estava saindo de Roma para escapar da perseguição de Nero quando viu que jesus caminhava em direção contrária. Então lhe perguntou: Senhor, onde vais? A resposta de Jesus foi: Vou a Roma para ser crucificado novamente. Naquele momento Pedro compreendeu que deveria seguir o Senhor com valentia, até o final, porém entendeu subretudo que nunca estaria sozinho no caminho, com ele estaria sempre aquele Jesus que havia amado até morrer.Vejam, Jesus com sua cruz percorre nossas ruas e carrega nossos medos, nossos problemas, nossos sofrimentos, tambem os mais profundos. Com a Cruz Jesus se une ao silêncio das vítimas de violência, que já não podem gritar, sobretudo aos inocentes e indefesos; com a Cruz, Jesus se une às famílias que se encontram em dificuldades e que choram com a trágica perda dos seus filhos, como no caso dos duzentos e quarenta jovens vítimas do incêndio na cidade de Santa Maria no início deste ano. Rezemos por eles. Com a Cruz, Jesus se una a todas pessoas que sentem fome em um mundo que, por outro lado, se permite ao luxo de a cada dia desperdiçar toneladas de alimentos. Coma Cruz, Jesus está junto aos pais e mães que sofrem ao ver seus filhos vítimas de paraísos artificiais, como as drogas. Coma Cruz, Jesus se une a quem é perseguido por causa da religião, por suas idéias, ou simplemente a cor da sua pele; na Cruz, Jesus está junto de tantos jovens que perderam a confiança nas intituições políticas porque vêem egoísmo e corrupção, ou que tenham perdido sua fé na Igreja, e inclusive em Deus, pela incoerência dos cristãos e ministros do Evangelho. Quanto Jesus sofre com nossas incoerências. Na Cruz de Cristo está o sofrimento, o pecado do homeme, também o nosso pecado, e Ele acolhe de braços abertos, carrega sobre suas costas nossas cruzes e nso diz: Animo! Não carregas tua Cruz sozinho! Eu a carrego contigo, eu venco a morte e vim para te dar esperança, para te dar a vida! (Jo 3,16).

2. Podemos agora responder à segunda pergunta: O que fez a Cruz ao que a tenham visto e tocado? O que deia em cada um de nós? Vejam, deixa um bem que nenhuma outra coisa pode nos dar: a certeza do amor fiel de Deus por nós. Um amor tão grande que entra em nosso pecado e perdoa; entra em nosso sofrimento e nos dá força para superá-lo; entra também na morte para vencê-la e salvar-nos. Na Cruz de Cristo está todo amor de Deus, está sua imensa misericórdia. É um amor no qual podemos confiar, podemos acreditar. Queridos jovens, confiemos em Deus. Porque Ele nunca mente a ninguém. Somente em Cristo morto e ressuscitado entramos a salvação e redenção. Com Ele, o mal, o sofrimento e a morte não tem a última palavra, porque Ele nos dá esperança e vida. Ele transformou a Cruz de um um instrumento de ódio, derrota e morte em um sinal de amor, vitória, triunfo e vida.

O primero nome do Brasil foi justamente "Terra da Santa Cruz". A Cruz de Cristo foi plantada não apenas no solo de uma praia há mais de cinco séculos, mas também na história, no coração e na vida do povo brasileiro e muitos outros povos. Nos entimos próximos do Cristo que sofre, uma pessoa que compartilha do nosso caminho até o final. Não há nada em nossa vida cruz, pequena ou grande que seja, que o Senhor não compartilhe conosco.

3. Porém a Cruz nos convida também a deixarmo-nos contagiar por este amor, nos ensina a olhar sempre ao outro com misericórdia e amor, sobretudo aquele que sofre, aquele que tem necessidade de ajuda, a quem espera uma palavra, um gesto. A Cruz nos convida a sair de nós mesmos para ir ao encontro deles e estender a mão. Muitos rostos, temos visto na Via Crucis, mutos rostos acompanhara Jesus no caminho do Calvário: Pilatos, Simão Cirineu, Maria, as mulheres. HOje eu te pergunto: vocês, quem querem ser? Queres ser como Pilatos, que não tem a valentia de ir contra a corrente para salvar a vida de Jesus e lava as mãos? Diga-me: vocês são daqueles que lavam as mãos, se fazem de distraídos e olham para o outro lado, ou são como o cirineu, que ajuda jesus a levar aquele madeiro pesado, como Maria e as outras mulheres, que não tem medo de acompanhar a Jesus até o final, com amor e ternura. E vocês, com que querem parecer? Como Pilatos, como o Cireneu ou como Maria? Jesus está te olhando agora e diz: queres me ajudar a levar a Cruz? Irmão e irmãs, com toda tua força, o que lhe respondes?

Queridos jovens, levemos nossas alegrias, sofrimentos, fracassos a Cruz de Cristo; encontraremos um coração aberto quenos compreende, pedoa, ama e pede para levar este mesmo amor em nossa vida, amar a cada irmão e irmã com este mesmo amor.

--Papa Francisco, em 26 de Julho de 2013.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...