21 de jan. de 2014

Comissão que investiga Medjugorie conclui seus trabalhos

O diretor de imprensa da Santa Sé, Fr. Federico Lombardi, confirmou que a comissão internacional que investiga os eventos em Medjugorie realizou sua última reunião em 17 de Janeiro. A comissão foi criada pela Congregação da Doutrina da Fé e presidida pelo Cardeal Camillo Ruini atendendo também um pedido da Igreja da Bósnia-Herzegovina, país onde está localizada a cidade de Medjugorie, e considerando que a fama internacional das visões requer um pronunciamento não apenas da Igreja local. O relatório da comissão será agora analisado pela Congregação.

Monsenhor Gerhard Müller, atual
Preeito da Congregação da Doutrina
da Fé.
A questão já se arrasta há muitos anos e alguns aspectos particulares ajudam a explicar uma certa demora: em primeiro lugar, as visões continuam ocorrendo; o país passou por uma guerra e dividiu-se em várias nações menores; durante a guerra, a igreja foi desestruturada; ao terminar a guerra todo um processo de reorganização foi necessário, sem falar que os bispos certamente tinham tarefas pastorais bastante urgentes pois o sofrimento físico e espiritual era imenso.

Até o momento, a única posição oficial que temos é a dos bispos da antiga Iugoslávia que em 1991 afirmaram que com base nos estudos realizados até então não era possível assegurar que os eventos tinham um caráter sobrenatural. 

Atualmente a Congregação da Doutrina da Fé é presidida pelo Monsenhor Gerhard Müller, auxiliado pelo secretário Monsenhor Luis Ladaria, secretário adjunto Monsenhor Joseph Di Noia e Monsenhor Charles Scicluna. Além deles há outros oficiais que colaboram diretamente com as várias atividades. Dentro da Congregação, o assunto está na alçada do Ofício Disciplinar, que "examina os casos de pseudo-misticismo, de asseveradas aparições, visões e mensagens" 

Obviamente não há prazo para tomar uma decisão, que pode confirmar o caráter sobrenatural das aparições, negá-lo ou simplemente ratificar a decisão dos bispos iugoslávos até as aparições concluírem e o conjunto das mensagens ser examinado. De qualquer modo, é certo que haverá algum barulho na imprensa, seja lá qual for a decisão. 

-- Autoria própria

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...