26 de jan. de 2014

O pão e vinho da Eucaristia são meros símbolos?

Em geral chamamos de "símbolo" um objeto que contém outro significado além de si mesmo, muitas vezes uma idéia mais geral ou abstrata. Por exemplo, uma Ferrari é um símbolo de riqueza. O pão e vinho transformados são verdadeiramente Corpo e Sangue de Cristo, não meros símbolos. Como escreveu São João Damasceno: O pão e vinho não representam o corpo e sangue de Cristo. De modo nenhum! Pois são o atual corpo do Senhor, como Ele mesmo disse: "Este é o meu corpo"; não uma representação do meu corpo, mas "meu corpo", não uma representação do meu sangue, mas "meu sangue". 

Ao mesmo tempo, é importante reconhecer que o Corpo e Sangue de Cristo veêm até nós em forma sacramental. Em outras palavras, Cristo está presente na aparência de pão e vinho, não na forma de corpo e sangue humanos. 

Não podemos presumir que compreendemos todos motivos por trás das ações de Deus, mas parece ser evidente que Deus utiliza o simbolismo de nos alimentarmo-nos de pão e vinho para iluminar significados mais profundos da Comunhão com Cristo Jesus. Por exemplo, assim como o alimento nutri o corpo, a Eucaristia é alimento espiritual para nossa alma. Compartilhar uma refeição estabelece um certo grau de comunhão entre as pessoas que dela participam; na Eucaristia, o povo de Deus entra em comunhão não apenas entre si, mas também com Pai, Filho e Espírito Santo. Ainda, como explica São Paulo, um único pão compartilhado na refeição eucarística é uma indicação da unidade da Igreja, um único corpo de Cristo (Cor 10,17). Em outro exemplo, os grãos individuais do trigo e as pequenas uvas devem ser colhidas, amassadas e moídas até se integrarem em um único pão ou vinho; lembrando assim os sofrimentos pelos quais o corpo humano de Cristo suportou, um sofrimento que deve ser aceito também pelos seus seguidores. 

Portanto, é claro pelas palavras de Cristo e ensinamento dos apóstolos que o pão e vinho são seu Corpo e Sangue, mas o gesto da Eucaristia comporta muitos simbolismos que a inteligência é capaz de compreender. 

-- De um texto da USCCB (United States Conference of Catholic Bishops) sobre a Eucaristia (2001)

-- Tradução própria

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...