28 de fev. de 2014

Missas Ad Orientem e Versus Populorum


As expressões "Ad Orientem" e "Versus Populorum" dizem respeito à maneira que o padre posiciona-se durante a missa. "Versus Populorum" é a mais conhecida e utilizada atualmente: a mesa do altar está num local que permite o padre se colocar  de frente para o povo. De acordo com o Missal Romano é a forma preferencial; ao construir uma igreja ou reformar uma antiga, a mesa do altar deve ser posicionada de maneira a permitir a celebração "Versus Populorum".


"Ad Orientem" é a posição em que o padre celebra de frente para o sacrário, que está na parede de fundo da igreja, em consequência o padre fica de costas para o povo. Pela tradição, as igrejas eram construídas no sentido leste-oeste, voltadas para Jerusalém, que em várias passagens bíblicas refere-se ao céus, onde se encontra Jesus Cristo sentado à direita de Deus Pai. É claro que nem sempre é possível construir igrejas seguindo este alinhamento, mas a idéia de voltar-se para os céus, todos participantes da celebração, presbíteros e fiéis prevalece.


Papa Francisco celebrando Eucarístia na Capela Sistina
"Ad Orientem" é utilizada nas tradicionais missas em latim e por algumas outras igrejas cristãs, como a Luterana e Metodista. Mas o caso é que em alguns locais é a única forma possível, mesmo utilizando o Ritual Romano atual. Por exemplo, a Capela Sistina no Vaticano, é óbvio que ninguém vai propor uma reforma para adaptá-la para permitir missas utilizando "Versus Populorum". Assim, é público que o Papa Francisco já celebrou duas missas "Ad Orientem", uma em 1o de Novembro de 2013 em frente a tumba de Jão Paulo II, outra na Festa do Batismo de Jesus, na Capela Sistina. Vejam na foto que o altar é junto a parede do fundo e outro arranjo não é possível. E provavelmente outras missas papais ocorrerão ao longo do tempo, mas comparando com o número de celebrações "Versus Populorum" vemos claramente a preferência expressa pela Igreja.


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...