24 de abr. de 2014

RICA - Rito de Iniciação Cristão para Adultos

Preguem o Evangelho a todos, façam que todos se tornem meus discípulos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. (Mt 28, 19)

O catecumenato foi estabelecido pelos santos padres no início da Igreja Católica e consistia num tempo adequado de catequeses, participação na Igreja e conversão par adultos que vinham de outras religiões. Após a Igreja tornar-se a religião oficial de de diversos países, o catecumenato deixou de ser praticado.

Mas devido a nova realidade de neo-paganismo do século XX em diante,  o Concílio Vaticano II decidiu por sua atualidade afirmando: Restaura-se o Catecumenato dos adultos, dividido em diversas etapas. O tempo do Catecumenato,  estabelecido para conveniente instrução, será santificado com os sagrados ritos a serem celebrados em tempos sucessivos! (Sacrossantum Concilium, 62). São convidados ao catecumenato adultos que estejam fora da Igreja, tenham sido batizados ou não quando crianças. Esta preparação recebeu o nome de RICA - Rito de Iniciação Cristã para Adultos.

Na prática, trata-se de um conjunto de etapas que introduzem adultoos progressivamente na Igreja: pré-catecumenato, catecumenato, purificação/iluminação e mistagogia. Cada etapa é marcada por um rito. Na entrada no pré-catecumenato recebe os noovos catecúmenos e entrega seu tesouro e orientação, a Bíblia. Após um tempo suficientemente longo para que catequistas conheçam os candidatos, procede-se um escrutínio que marcará a entrada na etapa seguinte, o catecumenato. A Igreja entregará o Símbolo da Fé (Creio), o Pai-Nosso e seus mandamentos. No I ou II domingos da Quaresma, procede-se ao rito da Eleição, no V domingo ao rito da purificação através de um exorcismo e, finalmente, na Vigília Pascal
os catecúmenos são batizados, recebem a primeira comunhão e crisma. 

Pelos sacramentos da iniciação cristã, os homens, libertos do poder das trevas, mortos com Cristo e com Ele sepultados e ressucitados, recebem o Espírito de adoção filial e celebram, com todo povo de Deus, o memorial da morte e ressurreição do Senhor. O tempo de Mistagogia, normalmente se estende até Pentecostes, onde podem ser ministradas novas catequeses.

Nos Estadoos Unidos é prática bastante comum. Nesta Páscoa, na Arquidiocese de Nova Iorque cerca de 2000 adultos foram batizados; em Washington, 1300 adultos; em Los Angeles, também cerca de 2000. A foto de uma catecumena ou neófita (recém-batizada) recebendo o Batismo na minha paróquia me Port Chester/NY. 

Talvez seja hora de muitas dioceses no Brasil olharem seriamente e se preparem para oferecer esta forma de iniciação cristã, pois até onde conheço, não é comum, embora a realidade de pessoas abandonarem a Igreja seja.

-- autoria própria

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...