23 de jun. de 2014

São Luis Scrosoppi, o padroeiro dos jogadores de futebol

Luís Scrosoppi nasceu aos 4 de agosto de 1804, em Údine, cidade do Friuli, no Norte da Itália. Cresceu num ambiente familiar rico de fé e caridade cristã. Aos doze anos iniciou o caminho do sacerdócio, freqüentando o seminário diocesano de Údine e em 1827 foi ordenado sacerdote junto com seus irmãos Carlos e João Batista, ambos sacerdotes.

O ambiente paupérrimo do Friuli de 1800, debilitado pela carestia, guerras e epidemias, foi para Luís como um apelo para assumir os cuidados dos fracos: dedicou-se com outros sacerdotes e um grupo de jovens professoras, à acolhida e à educação das "derelitas", as jovens mais sozinhas e abandonadas de Údine e dos arredores. Para elas colocou à disposição os seus bens, as suas energias, o seu afeto; não economizou nada de si e quando as necessidades são mais constrangedoras saia a pedir esmolas. A sua vida, de fato, foi uma expressão palpável da grande confiança na Providência divina. Assim escreveu a respeito da obra de caridade na qual está envolvido: "A Providência de Deus, que dispõe os ânimos e rende os corações para favorecer as suas obras, foi a única fonte da existência deste Instituto... aquela amorosa Providência, que não deixa confundir quem nela confia".

Nunca perdeu ocasião para infundir esta confiança e serenidade nas meninas acolhidas e nas jovens senhoras que se dedicavam à sua educação. Estas eram chamadas "mestras" porque serem hábeis no trabalho de costura e de bordado, mas também aptas para ensinar a "escrever, ler e fazer contas", como se costumava dizer. Com o tempo cada uma delas foi amadurecendo a decisão de colocar a própria vida nas mãos do Senhor e de consagrar-se a Ele, servindo-O na família das "derelitas". Na tarde do dia 1 de fevereiro de 1837, as nove senhoras, como sinal da decisão definitiva, depuseram o seu "ouro" e escolheram viver na pobreza e na doação total de si. Assim nasceu a Congregação das Irmãs da Providência, a família religiosa fundada pelo padre Luís.

O fundador as encorajava ao sacrifício e exortava aos cuidados afetuosos das meninas, que deveriam sempre considerar a "pupila dos seus olhos". Dizia-lhes: "Mais que qualquer outra coisa, estas filhas dos pobres têm necessidade de educar o coração e de aprender tudo o que é necessário para conduzirem honestamente a sua vida". E ainda: "O cansaço, a aplicação, a ocupação contínua e as preocupações fastidiosas para ajudá-las, socorrê-las e instruí-las, não vos desencorajem, sabendo que fazeis tudo isto a Jesus".

Entretanto, Luís foi amadurecendo a necessidade de uma consagração mais total ao Senhor. Estava fascinado pelo ideal de pobreza e de fraternidade universal de Francisco de Assis, mas os acontecimentos da vida e da história o conduziram sobre os passos de São Felipe Neri. A vocação "oratoriana" de Luís se realizou em 1846 e na maturidade dos seus 42 anos, tornou-se filho de São Felipe.

Lentamente se definia no Padre Luís as características fundamentais de uma vida espiritual centralizada em Jesus Cristo, amado e imitado na humildade e pobreza da sua encarnação em Belém, na simplicidade da vida laboriosa de Nazaré, na completa imolação da cruz sobre o Calvário, no silêncio da Eucaristia. Ainda pelo fato que Jesus disse: "Qualquer coisa que fizestes a um dos meus irmãos menores, o fizestes a mim" é a eles que Pe. Luís dedicava a vida de cada dia, com o empenho concreto de "buscar antes de tudo o Reino de Deus e a sua justiça" seguro de que todo o restante seria dado a mais, segundo a promessa evangélica.

Todas as obras por ele empreendidas durante a sua vida, refletiam esta escolha preferencial para os mais pobres, para os últimos, os abandonados. "Doze casas - havia profetizado - abrirei antes da minha morte" e isto aconteceu. Doze casas nas quais as Irmãs da Providência se dedicavam num serviço humilde, empenhadas a ajudar os doentes, pobres e abandonados.

Na segunda metade de 1800, a Itália, região após região vai se unificando. Os acontecimentos políticos e militares representaram um período particularmente difícil para Údine. Uma das conseqüências desta unificação, que aconteceu infelizmente num clima anticlerical, foi o decreto de supressão da "Casa das Derelitas" e da Congregação dos Padres do Oratório, de Údine.

Teve início para o Padre Luís uma dura luta para salvar as obras a favor das "derelitas". Isto  conseguiu, mas não pode fazer nada para impedir a supressão da Congregação do Oratório. A triste situação política destruiu as estruturas materiais da Congregação do Oratório de Údine.

Já ancião, com a sua habitual abertura de espírito, compreendeu que era chegado o momento de ceder o comando, transferindo às irmãs com serenidade e esperança. No fim de 1883 teve que suspender toda atividade, pois as forças começavam a diminuir, além de sofrer com uma febre constantemente alta. A doença progridiu de modo inexorável. As Irmãs escreveu que nada temia "porque foi Deus que fez nascer e crescer a Família religiosa e será ainda Ele que a fará progredir". Suas últimas palavras às Irmãs foram: "Depois da minha morte, a vossa Congregação terá muitas tribulações, mas depois renascerá a vida nova. Caridade! Caridade! Eis o espírito da vossa família religiosa: salvar as almas e salvá-las com a Caridade".

Na noite de quinta-feira, 03 de abril de 1884, teve o seu encontro definitivo com Jesus. Toda Údine e a gente das cidades vizinhas acorreram para vê-lo pela última vez e pedir-lhe a proteção do céu. São Luis Scrosoppi foi beatificado em 4 de Outubro de 1981 e canonizado em 10 de Junho de 2001. O milagre considerado foi a cura de Peter Shitima, doente terminal de AIDS. Peter era um estudante no Oratório de São Felipe Néri em Oudtshoorn, Africa do Sul. Na primavera em 1996 começou a sentir-se doente, e logo foi constatado que era AIDS já em estado avançado. Na noite de 10 de Outubro de 1996 sonho como beato Scrosoppi. No dia seguinte já sentia-se melhor e logo retornou às atividades normais.

Foi escolhido como padroeiro dos jogadores de futebol porque nos orfanatos que administrava sempre incentivou a prática de esportes, sendo regularmente visto com uma bola de futebol, ou o equivalente na época. 

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...