1 de ago. de 2014

Exercícios espirituais: como tomar consciência do seus pecados

O homem é criado para louvar, prestar reverência e servir a Deus nosso Senhor e, mediante isto, salvar a sua alma; e as outras coisas sobre a face da terra são criadas para o homem, para que o ajudem a conseguir o fim para que é criado. Donde se segue que o homem tanto há-de usar delas quanto o ajudam para o seu fim, e tanto deve deixar-se delas, quanto disso o impedem. 

Pelo que, é necessário fazer-nos indiferentes a todas as coisas criadas, em tudo o que é concedido à liberdade do nosso livre arbítrio, e não lhe está proibido; de tal maneira que, da nossa parte, não queiramos mais saúde que doença, riqueza que pobreza, honra que desonra, vida longa que vida curta, e consequentemente em tudo o mais; mas somente desejemos e escolhamos o que mais nos conduz para o fim para que somos criados.

[Nota: a pessoa deve ter um caderninho, onde cada página reppresenta um dia]

Primeiro tempo: Pela manhã, logo ao levantar, deve propor guardar-se, com diligência, daquele pecado particular ou defeito que se quer corrigir e emendar.

Segundo tempo: Depois da refeição do meio-dia, pedir a Deus nosso Senhor o que se quer, a saber, graça para se recordar de quantas vezes caiu naquele pecado particular ou defeito e para se emendar no futuro. Em seguida, faça o primeiro exame, pedindo conta à sua alma daquele ponto particular proposto de que se quer corrigir e emendar, percorrendo hora por hora ou tempo por tempo, começando desde a hora em que se levantou até à hora e momento do presente exame; e faça, na primeira linha da página tantos pontos quantas forem as vezes que tenha incorrido naquele pecado particular ou defeito; e depois, proponha, de novo, emendar-se até ao segundo exame que fará.

Terceiro tempo: Depois da refeição da noite, fará o segundo exame, também de hora em hora, começando desde o primeiro exame até ao segundo, e fará, na segunda linha da mesma página tantos pontos quantas as vezes que tenha incorrido naquele pecado particular ou defeito.

Seguem-se quatro adições para mais depressa tirar aquele pecado ou defeito particular:

Primeira adição: Cada vez que a pessoa cair naquele pecado ou defeito particular, ponha a mão no peito, doendo-se deter caído; o que se pode fazer mesmo diante de muitas pessoas, sem que notem o que faz.

Segunda adição: Como a primeira linha da página significa o primeiro exame e a segunda linha o segundo, veja, à noite, se há emenda, da primeira linha para a segunda, a saber: do primeiro exame para o segundo.

Terceira adição: Conferir o segundo dia com o primeiro, a saber: os dois exames do dia presente com os outros dois exames do dia passado, e verificar se, de um dia para o outro, se emendou.

Quarta adição: Conferir uma semana com a outra, e verificar se se emendou, na semana presente, em comparaçãocom a semana passada.

-- Do Livro Exercícios Espirituais, de Santo Inácio de Loyola (século XVI)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...