29 de set. de 2014

A nova catedral da Diocese de Orange, na Califórnia

A diocese de Orange, na Califórnia, separou-se da Arquidiocese de Los Angeles em 1976 e utilizava a Igreja da Sagrada Família como Catedral, mas o tamanho não era satisfatório para uma diocese com 1.2 milhões de católicos na sua área. Já havia comprado um terreno para construir uma nova catedral quando surgiu uma oportunidade única.

A Catedral de Cristal, como é conhecida por que as paredes são basicamente de vidro, foi construída pelo Pastor Robert Schuller para suas pregações sobre pensamento positivo e anjos. Mas quando o Pastor envelheceu e seus filhos assumiram a congregação, as dívidas se avolumaram e foram judicialmente obrigados a colocar o prédio a venda. 

Como disse o Bispo Ted Brown, nosso Deus é um Deus de suspresas. A Diocese aproveitou a possibilidade e adquirou a catedral em 2012. O desafio inicial era escolher um nome católico, mas o maior é adequar a igreja para tornar-se católica, sem perder o conceito arquitetônico que torna a obra única. 

Há poucos dias foi revelado o novo projeto. No exterior, além de algumas melhorias, as mudanças são poucas. Mas, no interior, muda tudo:

- no centro da Catedral estará o altar, colocado acima de uma plataforma elevada, de forma que será visível de todos os bancos. Acima um baldaquim metálico e uma cruz suspensa sobre o altar. 

- a cátedra, a cadeira do Bispo, estará no lado norte; o ambão para proclamação solene da Palavra de Deus no lado sul.

- o mezanino será adaptado e adaptável para diversas formações musicais, de pequenos grupos até grandes coros e orquestra.

- o Batistério terá uma piscina batismal.

- no nível abaixo do santuário, estará a Capela de Santo Calisto, cripta e columbário, sacristia e outras salas de apoio

- três portas passam terão funções especiais: uma terá o batistério, a entrada na Igreja; outra será a entrada dos peregrinos; e a terceira, específica do Bispo.

Para mais explicações, há um excelente vídeo, mas está em inglês. Para mais imagens, vale a pena ver acessar o site da Diocese.


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...