20 de set. de 2014

Oferece a atadura do conforto

Diz a Escritura: Deus castiga todo aquele que reconhece como filho (Hb 12,6). E tu dizes: “Quem sabe ficarás de fora?” Se ficares fora do sofrimento dos castigos, ficarás de fora do número dos filhos. “Quer dizer então, perguntas, que castiga todo filho?”

Castiga sem exceção todo filho, como também o Único. O Unigênito, nascido da substância do Pai, igual ao Pai na forma de Deus, o Verbo por quem tudo foi feito, este não tinha por onde ser castigado. Para isto revestiu-se de carne, de modo a não ficar sem castigo. Aquele, pois, que castiga o Único sem pecado, irá poupar o adotado pecador? Fomos chamados para a adoção, assegura o Apóstolo. Recebemos a adoção de filhos, para sermos co-herdeiros do Único, sermos também sua herança: Pede-me e eu te darei as nações por herança (Sl 2,8). Deu-nos o exemplo em seus sofrimentos.

Todavia para que o fraco não desanime totalmente ante as provações futuras, nem se iluda com falsa esperança nem se deixe abater pelo medo, diz-lhe: Prepara tua alma para a tentação (Eclo 2,1). Talvez comece a escorregar, a tremer, a não querer aproximar-se. Lês em outro lugar: Fiel é Deus que não permitirá serdes tentados além do que podeis suportar (1Cor 10,13). Afirmar e anunciar futuros sofrimentos é fortalecer o enfermo. Se prometes a misericórdia de Deus a quem está por demais acovardado, e por isso aterrorizado, não porque faltarão provações, mas porque Deus não permite alguém ser tentado acima de suas forças, estás com isto medicando a fratura.

Há alguns que, ouvindo falar de futuras tribulações, se armam ainda mais e têm sede delas como de bebida. Julgam fraco o remédio dos fiéis e buscam a glória dos mártires. Há outros, porém, que com o anúncio das futuras e necessárias provações, que precisamente devem vir ao cristão e não atingem senão ao que quiser ser sinceramente cristão, na iminência delas, ficam alquebrados e vacilam.

Oferece-lhe a atadura da consolação, pensa o que está fraturado. Dize: “Não tenhas medo. Não te abandonará nas provações aquele em quem acreditaste”. Fiel é Deus que não permitirá seres tentado acima doque podes suportar. Não sou eu que digo isto, mas o Apóstolo: Quereis conhecer por experiência que Cristo fala em mim? (cf. 2Cor 13,3). Portanto, ouvindo estas palavras, ouves a Cristo, ouves aquele pastor que apascenta Israel. A ele disseram: Tu nos darás a beber lágrimas, com medida (Sl 79,6). O apóstolo diz: Não permitirá serdes tentados além do que podeis suportar. É a mesma coisa que dissera o Profeta: Com medida. Somente não despeças aquele que corrige e exorta, amedronta e consola, fere e cura.

-- Do Sermão sobre os pastores, de Santo Agostinho, bispo (século V)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...