1 de nov. de 2014

Comemoração dos Fiéis Defuntos - Domingo 02/11/2014

Evangelho (Jo 11, 17-27)
17Quando Jesus chegou a Betânia, encontrou Lázaro sepultado havia quatro dias. 18Betânia ficava a uns três quilômetros de Jerusalém. 19Muitos judeus tinham vindo à casa de Marta e Maria para as consolar por causa do irmão. 20Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa.
21Então Marta disse a Jesus: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. 22Mas mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele te concederá”.
23Respondeu-lhe Jesus: “Teu irmão ressuscitará”.
24Disse Marta: “Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia”.
25Então Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. 26E todo aquele que vive e crê em mim não morrerá jamais. Crês isto?”
27Respondeu ela: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo”.
Comentário:
Neste trecho do Evangelho, João utiliza um recurso literário clássico para dar um ensinamento: Maria pensa que compreendeu o comentário de Cristo, mas se mantém dentro da idéia judaica de que na morte o homem desce ao Xeol a espera do Messias que virá no final dos tempos (Dn 12,2; Nm 16,33). Jesus gentilmente a corrige, dando um novo significado: Ele próprio é a Ressureição, aquele que nele crer jamais morrerá (Jo 8,51), já passou da morte à vida (Jo 5,24; 1Jo 3,14), já ressuscitou com Cristo graças à vida nova que nele está (Rm 6,1-11; Cl 2,12-13). A morte como concebida no Velho Testamento, é abolida; essa nova visão pressupõe a distinção entre a alma, que não morre, e o corpo que se corrompe na terra.
Leituras Relacionadas
Antigo Testamento
Livros Históricos
  • Números 16, 27-34
Livros Sapienciais e Proféticos
  • Daniel 11,40-12,3
Evangelhos
  • João 5, 24-29
  • João 8, 51-59
Livros Apostólicos
  • Romanos 6, 1-14
  • Colossenses 2, 12-15
  • 1 João 3, 14

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...