9 de jan. de 2015

Batismo do Senhor - Domingo 11/01/2015

Mc 1,7-11
Naquele tempo, 7João Batista pregava, dizendo: “Depois de mim virá alguém mais forte do que eu. Eu nem sou digno de me abaixar para desamarrar suas sandálias. 8Eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo”.
9Naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galileia, e foi batizado por João no rio Jordão. 10E logo, ao sair da água, viu o céu se abrindo, e o Espírito, como pomba, descer sobre ele.
11E do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho meu bem-querer”.
Comentário:
Este trecho do Evangelho de Lucas consta de duas partes: a apresentação que São João Batista faz de Jesus e a narrativa do Batismo. Esta difere de Mateus 3,16-17 apenas porque a voz do céu é dirigida a Jesus e não aos presentes. O sentido, em abos, é claramente dado pela profecia de Isaías 42,1-7 e introduz a Paixão de Cristo.
Leituras Relacionadas
Antigo Testamento
Livros Históricos
Livros Sapienciais e Proféticos
  • Isaías 42, 1-7
  • Isaías 55, 1-11
Evangelhos
  • Mateus 2, 19-21
  • Mateus 3, 16-17
  • Lucas 2, 29-32
Cartas
  • 1 João 5, 1-9
  • Tito 2,11-14; 3, 4-7

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...