13 de dez. de 2017

Perguntas sobre a Eucaristia - Alimento Sagrado

Ao longo da Bíblia, em diversas ocasiões, se apresenta um banquete proporcionado por Deus. Adão e Eva tem todas as frutos e alimentos do Paraíso ao seu dispor, o povo do deserto alimentou-se do maná por quarenta anos, Cristo multiplicou pães e peixes para alimentar uma multidão, e há a Última Ceia, na Páscoa Judaica, que Cristo compartilha com seus apóstolos. Em todas estas pcasoões, o alimento é útil para matar a fome corporal, mas também cria uma comunhão espiritual com Deus. Estas perguntas são exatamente sobre este Sacrum Convivium, o Banquete Sagrado. 

1. Que graças a Eucaristia confere àqueles que a recebem?

A Comunhão aumenta a nossa união com Cristo. Receber a Eucaristia na comunhão traz consigo, como fruto principal, a união íntima com Cristo Jesus. De fato, o Senhor diz: «Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em Mim e Eu nele» (Jo 6, 56). A vida em Cristo tem o seu fundamento no banquete eucarístico: «Assim como o Pai, que vive, Me enviou, e Eu vivo pelo Pai, também o que Me come viverá por Mim» (Jo 6, 57):

Quando, nas festas do Senhor, os fiéis recebem o corpo do Filho, proclamam uns aos outros a boa-nova: "Cristo ressuscitou!". Eis que também agora a vida e a ressurreição são conferidas àquele que recebe Cristo. Este alimento também conserva, aumenta e renova a vida da graça recebida no Batismo. A vida cristã precisa de ser alimentada pela Comunhão eucarística até à hora da morte, em que nos será dado como viático.

A Comunhão afasta-nos do pecado. O corpo de Cristo que recebemos na Comunhão é entregue por nós e o sangue que nós bebemos é derramado pela multidão, para remissão dos pecados. É por isso que a Eucaristia não pode unir-nos a Cristo sem nos purificar, ao mesmo tempo, dos pecados cometidos, e nos preservar dos pecados futuros:

A Eucaristia preserva-nos dos pecados mortais futuros. Quanto mais participarmos na vida de Cristo e progredirmos na sua amizade, mais difícil nos será romper com Ele pelo pecado mortal. 

A Eucaristia faz a Igreja. Os que recebem a Eucaristia ficam mais estreitamente unidos a Cristo. Por isso mesmo, Cristo une todos os fiéis num só corpo: a Igreja. No Batismo fomos chamados a formar um só corpo. A Eucaristia realiza esta vocação: "O cálice da bênção que abençoamos, não é comunhão com o sangue de Cristo? O pão que partimos não é comunhão com o corpo de Cristo? Uma vez que há um único pão, nós, embora muitos, somos um só corpo, porque participamos desse único pão" (1 Cor 10, 16-17).

* Resposta baseada no Catecismo da Igreja Católica (CIC) parágrafos 1391-1397.

2. O que o Profeta Isaías fala sobre a Celebração da Missa?

Em Isaías (2,1-5), o profeta prediz que todas as nações se reunirão no Monte Santo, onde a Palavra de Deus será ensinada e ouvida por todo se Deus governará acima muitos povos. Esta é uma descrição de uma Santa Missa nos dias atuais: a mesma Missa, o meso sacrifício eucarístico é oferecido em todas as nações, a mesma Palavra de Deus é proclamada diariamente na Ásia, África, Europa, Oceânia e Américas. Muitos fiéis se deixam governar mansamente por este justo juiz, Deus.

3. Como São Mateus foi chamado a ser apóstolo?

Em Mateus 9, 9-13, temos este relato: "Partindo dali, Jesus viu um homem chamado Mateus, que estava sentado no posto do pagamento das taxas. Disse-lhe: Segue-me. O homem levantou-se e o seguiu. Como Jesus estivesse à mesa na casa desse homem, numerosos publicanos e pecadores vieram e sentaram-se com ele e seus discípulos. Vendo isto, os fariseus disseram aos discípulos: "Por que come vosso mestre com os publicanos e com os pecadores?" Jesus, ouvindo isto, respondeu-lhes: "Não são os que estão bem que precisam de médico, mas sim os doentes. Ide e aprendei o que significam estas palavras: Eu quero a misericórdia e não o sacrifício (Os 6,6). Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores."

Daí se vê claramente que o São mateus foi chamado para participar deste Banquete Sagrado, não para ser discípulo, apóstolo ou pescador de homens, isto viria no futuro. Em primeiro lugar, foi chamado para se alimentar com Jesus. E não apenas Mateus, mas também outros pecadores, como nós, foram e são chamados a receber a Eucaristia. A Igreja é para os pecadores, não é um grupo selecionado de almas santas, como pensavam os fariseus.

4. Como Adão e Eva pecaram contra a Eucaristia?

Adão e Eva foram convidados a participar deste Banquete Sagrado que Deus lhes preparara, podiam comer todas as frutas e animais, tudo estava ao seu dispor exceto uma árvore. Imagine agora você numa grande festa, com os melhores pratos e bebidas sendo servidos, pois nesta posição estavam Adão e Eva. Mas eles insistiram em não participar do Banquete, preferiram outra comida, sobre a qual foram advertidos que estava contaminada. É como se você, em vez de continuar na festa, resolvesse sair do salão e se alimentar daquilo que já está sendo jogado no lixo. Assim, Adão e Eva romperam a aliança que Deus lhes propusera.

5. Qual a relação entre a Última Ceia e a Eucaristia?

Além da óbvia relação de que a Sagrada Eucaristia foi estabelecida durante a Última Ceia, quando Cristo santificou o pão e vinho, declarou serem seu corpo e sangue, repartiu-os com seus apóstolos e ordenaou que isto seja feito sempre em sua memória, há uma relação espiritual importante:

A Última Ceia foi uma Páscoa judaica, na qual todos os milagres realizados por Deus são relembrados pelo povo judeu. Toda Ceia judaica é uma grande ação de graças pela vida que tem. Nela canta-se o Dayenu, um canto onde recorda-se que Deus salvou seus primigênitos da morte, retirou o povo do Egito, abriu o mar para o povo passar e fugir dos soldados do Faraó, os alimentou com o maná e água no deserto,  deu os mandamentos no Monte Sinai, deu-lhes a Terra Prometida e construiu o Santo Templo em Jerusalém. Por tudo isto, deve-se dar graças ao Senhor. 

Nós cristãos, também devemos dar graças a Deus que nos deu seu único filho em favor de nossos pecados, nos conduz à vida eterna pela Ressuirreição, perdoa nossos pecados, nos alimenta com seu corpo e sangue a cada Eucaristia, nos dá a sua palavra para orientar a nossa vida, nos livra de cometermos pecados mortais, alimenta nossa alma. É esta ação de graças, tudo isto que temso para agradecer a Deus a cada Missa.

* autoria própria.







Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...